sábado, 9 de maio de 2009

Beringelas Recheadas

Para 2 pessoas

Se há vegetal que eu gosto, é de beringelas. Especialmente fritas. Ou então um puré de beringelas a acompanhar uns hamburguers de soja.

Mas nunca tinha experimentado beringelas recheadas. Já vi dezenas de receitas, mas nunca me tinha realmente apetecido fazer.

Hoje, quando andava ás compras no mercado, o meu marido chamou-me a atenção que as beringelas estavam em promoção, 2 por 1€. Com aquela cara de quem me está a dar uma indirecta.

“Bem podias fazer aquelas beringelas recheadas que andas a prometer há séculos”, diz ele. “Ok, eu faço se tu fizeres a sopa de algas com couscous”. Foi uma negociação difícil, mas lá chegámos a acordo.

O mercado tinha vegetais muito bons. Comprei beringelas, courgetes, boerkool, uma espécie de couve galega holandesa, espargos, para o meu marido fazer amanhã umas migas de espargos, chalotas e aipo.

Com tantos vegetais e a cabeça cheia de ideias, esta semana, vou andar vegetariana.

E enquanto andava entretida a gastar dinheiro, lembrei-me então de fazer a minha própria receita. Para a primeira vez, ficou realmente muito bom.


Espero que gostem. Eu adorei. Ah, e a sopinha de algas ficou um mimo, uma combinação divinal, tudo com a excelente companhia de um vinho do Douro, Tuella 2005.


1 beringela
1 cebola média
Sal q.b.
azeite q.b.

Para o molho:
1 cebola grande
8 cogumelos
2 tomates pelados
Queijo feta q.b.
Sal q.b.
Natas q.b.

Lave as beringelas e corte-as ao meio. Dê-lhes um corte ao meio e polvilhe de sal, regue com azeite e polvilhe em seguida com cebola picada. Leve-as ao forno por cerca de 45 a 50 minutos.

Para o recheio pique a cebola e faça um refogado, em lume brando. Corte os cogumelos às rodelas e junte no refogado. Vá mexendo para não queimar ou pegar. Quando os cogumelos tiverem um aspecto torradinho e a cebola estiver lourinha, adicione os tomates picados e o sal, e mexa.

Mexa de quando em vez e ao fim de uns 5 minutos, adicione as natas e o queijo feta. Deixe o queijo derreter, mexa e apague o lume.

Retire a beringela para os pratos e regue-as com este molho.

Bom apetite.
A Tia Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário