quarta-feira, 6 de maio de 2009

Caril de Tofu (para 4 pessoas)

Antes de mais, devo esclarecer os futuros leitores deste blog que não sou vegetariana, aliás, pensar em comida vegetariana, só me fazia lembrar vacas a pastar e a comer ervinha, mas desde que o meu marido, que tambem não é vegetariano, mas adora, me convenceu a ir ao restaurante Expiral experimentar, que fiquei adepta.

Foi num restaurante do Rossio, frente à estação de comboios, que comi, pela primeira vez, caril de tofu. Prometi a mim mesma, a partir dessa altura, que haveria de fazer um caril de tofu tão bom como aquele.

Das minhas tentativas, esta foi, sem dúvida, a mais bem sucedida. Uma boa combinação com o caril e com o alho francês. E, para além de uma refeição deliciosa, é bastante económica. Experimente e dê-nos a sua opinião e sugestões.


2 chávenas de tofu cortado em cubinhos pequenos
1 ramo de alho francês
1 cebola de tamanho médio
8 dentes de alho
3 colheres de sopa de caril em pó
100ml de polpa de tomate
Leite q.b.
1 caldo knorr de vegetais
3 colheres de creme fraiche ou de nata
Azeite q.b.


Faça um refogado com cebola e alho picados e um pouco de azeite. Corte o ramo de alho francês em tiras finas e, quando a cebola começar lourinha, adicione-o ao refogado. Corte o tofu em cubos pequeninos, polvilhe-os com caril e junte o tofu ao resto.

Polvilhe tudo com um pouco mais de caril, se achar necessário, e um pouco de água, para não pegar ao fundo do tacho. Deite a polpa de tomate, ao fim de uns 5 minutos, mexa e, em lume muito brando e com tampa, deixe cozer, mexendo de quando em vez.

Deite no tacho um cubo de caldo knorr de vegetais. Sempre que necessário adicione leite, para não secar e para começar a tomar um sabor mais suave. Antes de apagar o lume e de mexer pela última vez, adicione o creme fraiche ou nata, se preferir.

Sugestão: acompanhe com arroz branco e um sumo de fruta fresco.

Bom Apetite
A Tia Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário